MULHERES SEM NOME

29-11-2010 09:42

 

 

A mulher na cultura hebraica ocupou um papel secundário na sociedade, como é comum na cultura oriental.

Muitas mulheres que pelos seus feitos marcantes, por serem protagonistas de feitos memoráveis ou terem participado de acontecimentos notáveis que ficaram registrados na Bíblia, mesmo assim, não conhecemos seus nomes. Rapidamente poderíamos citar vinte mulheres que não conhecemos seus nomes, embora tenham sido partícipes da narrativa bíblica.

Vamos lembrar de dez mulheres anônimas na Bíblia.

A Mulher de Noé – ela é mencionada na Bíblia pelo menos cinco vezes no primeiro livro da Bíblia, mas apenas na condição de mulher de Noé.

Causaria surpresa a qualquer leitor, não saber o nome da mulher do principal ator do dilúvio. O escritor em vez de citar o seu nome denomina –a apenas como mulher de Noé. Considerando ainda o seu papel eficiente que ela cumpriu durante um ano em que a arca flutuou. Essa mulher que manteve a ordem durante esse tempo, é conhecida na história, não pelo seu nome, mas apenas como a mulher de Noé.

A Filha de Faraó teve como pai provavelmente Ramasés II. Por decreto ordenou matar todas as crianças homens nascidas dos filhos dos hebreus, porque a população hebreia crescia muito no Egito. Um dia, a filha de Faraó estava banhando-se no Nilo quando viu uma cesta contendo uma criança de três meses de idade descendo rio abaixo. Percebeu que era um menino dos hebreus e decidiu criá-lo. A jovem rainha que o salvou, criou-o e educou-o. Esta jovem rainha, é chamada na Bíblia de a filha de Faraó. Embora alguns historiadores digam que o nome dela foi Thermuthis.

A Mulher do Patriota de Tebas – Abimeleque foi um déspota que reinou em Siquém por três anos durante o século XII a.C. Tendo assumido o reinado assassinando 69 dos seus 79 irmãos, estava dizimando a população de Siquém  quando ela se revoltou contra ele. Partiu para incendiar Tebas, quando uma certa mulher apareceu no telhado da torre da cidade e jogou uma pedra de moinho na cabeça do rei cruel, esmagando seu crânio.

A Mulher Sábia de  Abela – quando o filho de Bocri chamando Seba, revoltou-se contra Davi, o rei Davi mandou Joab, seu general, para matar o revoltoso. Joab encontrou o sedicioso homiziado na cidade murada de Abela. Joab e seus soldados começam a destruição da cidade, mas pararam quando uma mulher prudente os chamou para mediar a situação. Joab pediu o rebelde Seba em troca da não destruição da cidade. A mulher sábia, convenceu os moradores entregarem o rebelde. Seba foi decapitado e a paz voltou reinar em Abela.

A Filha de Bezelai – quando essa mulher de Galaad se casou, reteve seu próprio sobrenome em vez de assumir o do marido. Os autores da Bíblia não dizem seu nome. Chamam-na de a filha de Bezelai.

A Amada Sulamita – è a bela jovem sulamita dos Cânticos dos Cânticos, que atraiu o rei Salomão. Foi a bela morena trigueira que ouviu de Salomão uma das mais belas declarações de amor.

A Filha de Herodias – foi ela que através de uma dança, agradou a tal ponto o rei Herodes que ele lhe ofereceu a metade do seu reino. Ela aconselhada por sua mãe pediu a cabeça de João Batista.

A Mulher Adúltera – surpreendida no ato de adultério, essa mulher foi trazida perante Jesus pelos escribas e fariseus que salientavam que a lei exigia que tal ofensa fosse punida com apedrejamento. Jesus a princípio os ignorou, e depois disse – Aquele que dentre vós está sem pecado, que atire a primeira pedra. Um por um dos acusadores se afastaram, e ela não foi punida.

Mulher de Ló – quando Ló saiu apressadamente de Sodoma e Gomorra, duas cidades pecadoras. Por ordem de Deus, família foi retirada de lá. Quando saiam da cidade, a mulher de Ló, olhou para trás, e segundo a Bíblia tornou-se em uma estátua de sal.

Mulher de Jó – ela ficou para a história como a mulher que não suportou a desdita que caiu sobre Jó. Diante de toda a desgraça e a enfermidade que se abateu sobre Jó, ela se desesperou e disse: Amaldiçoa esse Deus e morre! Foi quando Jó, a respondeu: - Ainda que o meu Deus me mate, nele ainda confiarei.